Meia de compressão x Ciclismo
O uso de meias de compressão vem se tornando cada vez mais frequente principalmente em atividades como ciclismo e corrida. Na literatura, ainda não vemos um consenso quanto ao seu uso e efeito positivo, quando utilizada durante as atividades, como no trabalho publicado em 2012 por Dryller e Halson no Jornal Internacional de Fisiologia e Performance no Esporte. O grupo testado era composto por 12 ciclistas, eles executaram testes com 15 minutos de duração a cerca 75% do consumo máximo de O2, e mais 15 minutos em “contra-relógio”, entenda-se intensidade máxima. A potência atingida, FC , nível de lactato sanguíneo, medida da circunferência das panturrilhas e a percepção de esforço foram avaliados.
Foi verificado um decréscimo de 2% na FC durante as atividades quando a meia era utilizada, o que os cientistas consideraram como um valor não-significativo. E em resposta ao trabalho realizado por eles, a conclusão é de que não há efeito significativo no uso dessas meias para o ciclismo, porém, outros estudos que compararam os efeitos das mesmas como recurso de recuperação encontraram resultados bem positivos. É claro que o trabalho não é conclusivo, mas há vários trabalhos publicados que já compartilham dos mesmo resultados. Bom pedal!
Referências
. 1 Driller MW, Halson SL. The Effects of Wearing Lower-body Compression Garments During a Cycling Performance Test. Int J Sports Physiol Perform. 2012 Sep 19.